MV Agusta F3 800
Assim como nos carros, as marcas italianas sempre
apresentaram maior requinte em suas construções, deixando de produzir veículos
para produzir verdadeiros objetos de desejos à um público mais elitizado,
digamos assim.
A MV Agusta é uma das, ou talvez A mais desejada pelos apaixonados por motociclismo, não só por ser uma bela moto, mas um projeto
de engenharia tão bem elaborado que quase chega à perfeição.
Atualmente representada pela DAFRA, a MV Agusta passou a
deixar de ser apenas um sonho, pois, agora sendo montada no Brasil, na fábrica
da montadora nacional que pertence ao Grupo Itavema em Manaus (AM), isso a
deixou mais competitiva em nosso mercado.
Mesmo assim, para a grande maioria ainda continuará sendo um
sonho, já que essa bela máquina não chegará às mãos do consumidor brasileiro
por menos de R$56.000,00. Isso é um valor considerável em se tratando de uma
moto de 800cc.
Essa bela superbike vem equipada com um propulsor de três
cilindros em linha (típico da marca italiana) contando com 798cm³, o mesmo que
equipa os outros modelos da família, como a naked Brutale ou a Rivale que tem
uma certa mistura de trail com café racer.
MOTOR
Apesar da mesma cilindrada de suas irmãs, a super esportiva
recebeu algumas alterações que lhe permitiram
chegar a expressivos 148cv de
potência máxima à 13mil RPM (limitador atuando a 13500 RPM), atingindo torque
de 8,97 kgf a 10.600 RPM. É muita potência empurrando míseros 173kg!
O motor de três cilindros é o auge da engenharia de motor: é
extremamente leve e compacto (pesa apenas 52 kg). Entre as inovações neste três
cilindros MV Agusta F3 800 é o virabrequim contra rotação, uma solução técnica
que, antes da F3 675 só estava disponível em motos de MotoGP.
Assim como a alemã BMW, a MV Agusta capricha na eletrônica.
A plataforma SCIVM (Sistema de Controle Integrado Motor e Veículo) combina o
controle total do acelerador e corpo de borboleta com o controle de tração com
8 níveis de ajuste, que são facilmente selecionados usando controles no guidão
e o compacto e totalmente digital painel de instrumentos.
Traz também como itens de série freios ABS e opção de
escolha entre 4 modos de pilotagem. Há, de fato, sem restrições mecânicas entre
acelerador e borboleta: o mapeamento da injeção e ignição que define a mistura
ar-combustível ideal para dar o melhor desempenho em todos os momentos e em
todas as condições de carga.
CHASSI
Com espetacular entre-eixos de apenas 1,380mm, que é uma
conquista, que funciona como base para uma facilidade excepcional de
manuseamento desta revolucionária de três cilindros. O quadro é uma combinação
inteligente que usa estrutura em aço tubular ASL e uma sessão intermediária
composta por um par de placas em alumínio.
A sofisticada suspensão dianteira MARZOCCHI com 43mm de diâmetro
e 125mm de curso oferece pré-carga da mola ajustável e ajustes da compressão,
bem como o ajustamento da recuperação. Já a suspensão traseira conta com
sistema mono-choque Sachs, com um curso de 123 mm possui um reservatório de
nitrogênio separado e é totalmente ajustável para pré-carga da mola, compressão
e retorno.
O sistema de freios também impressiona, com pinças BREMBO
nos discos dianteiros de 320mm e freio traseiro de dois pistões, também da
BREMBO, num disco único de 220mm. Essa bela máquina vem calçada com pneus PIRELLI DIABLO ROSSO CORSA; 120/70 ZR17 na dianteira e 180/55 ZR17 na traseira.
Nossas estradas com certeza estarão muito mais alegres tendo
mais dessas “machinas” testando seus limites. Mas isso será privilégios de
pilotos mais requintados!
A MV Agusta F3 800 estará disponível nas seguintes cores:
- BRANCO PÉROLA / PRETO
- VERMELHO / PRATA
- PRETO MATT METÁLICO
FICHA TÉCNICA
- Motor de 3 cilindros em linha de 798 cm³ DOHC por correia
- Taxa de Compressão: 13:3:1
- Diâmetro x Curso: 79,0mm x 54,3
- Potência Máxima: 148cv a 13000 RPM
- Torque Máximo: 8,97 kgf a 10600 RPM
- Limitador a 13500 RPM
- Refrigeração: Líquida e Radiadores de Óleo
- Injeção: Sistema SCIVM com seis injetores (três principais e três suplementares de alta rotação), ECU ELDOR EM 2.0,
- TBI: Acelerador eletrônico DRIDE BY WIRE MIKUNI
- Ignição: Bobina com detecção de Íons com controle de falha de ignição
- Quick-Shift Eletrônico MV EAS (Eletronic Assisted Shifter)
- Embreagem: Multidisco Molhada
- Câmbio: 6 marchas
- Entre-Eixos: 1380mm
- Altura: 805mm
- Peso Seco: 173kg
- Capacidade do Tanque de Combustível: 16,5l
- Velocidade Máxima: 269km/h
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