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MANUAIS DE SERVIÇO

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quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sistema de Ignição

Velas e Cabos:


Com ou sem distribuidor, ligados ou não à injeção eletrônica, as velas e os cabos de vela constituem partes cruciais de todo o sistema de ignição.
Velas e cabos de ignição com vida útil ultrapassada ou com funcionamento irregular, podem causar dificuldade na partida do veículo, alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de poluentes.

Cada veículo possui um modelo de vela e cabo de ignição apropriado, conforme descrito no manual do proprietário. A utilização de peças inadequadas pode comprometer e danificar vários outros componentes do veículo.

Um ponto importante acerca dos cuidados com cabos e velas é que, muitas vezes, estas falhas não são percebidas de imediato pelo usuário do veículo. Quando ele passa a notá-las é sinal que já está ocorrendo há algum tempo, podendo gerar danos a outros componentes do veículo.
Uma vela nova possui componentes com cantos vivos que proporcionam um efeito de pontas, aumentando a ignibilidade (facilidade em saltar a centelha da vela). Com o desgaste, ocorre um arredondamento destes eletrodos, aumentando sua folga. Isto provoca o aumento da tensão necessária para que ocorra a centelha, o que pode danificar vários componentes do sistema de ignição como rotor, tampa de distribuidor, cabos de ignição e até mesmo no transformador (bobina de ignição).
Os desgastes em componentes ao longo do caminho da centelha podem fazer com que esta não percorra o caminho ideal: a centelha busca um aterramento qualquer no veiculo como destino e não o eletrodo da vela.
Seja pelo desgaste do eletrodo da vela, seja pelo desvio da centelha para fora do seu destino, a consequência é sempre preocupante: a combustão não ocorre adequadamente resultando em perda no aproveitamento do combustível admitido pelo motor. Essa queda de rendimento não é percebida de imediato na maioria dos casos, o condutor acaba acelerando mais para ter a mesma potência. Resultado: aumento do consumo de combustível que o usuário só vai sentir no bolso. Se o problema aumentar, o motor começará a falhar.
Uma vela defeituosa ainda pode promover danos prematuros nos cabos de velas, bobina de ignição e causar graves interferências em outros componentes. Podem ocorrer ainda outros defeitos em componentes eletrônicos micro-controlados, como módulos de comando de sistemas de injeção de combustível, câmbios robotizados ou automáticos, freios ABS, entre outros, podendo inclusive promover dano permanente nestas unidades.

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